quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Está nas nossas mãos!

Este vídeo embora com fins publicitários acaba por nos dar um grande recado... que só depende de nós!



Há coisas na vida que me fazem muita confusão... e se quando era miuda, a questão da Sensibilização/Educação Ambiental não estava muito presente porque pouco se falava disso... neste momento é uma questão fundamental e imprescendível na minha vida!
Num século em que a imprensa e os media nos invadem com tudo o que é assuntos importantes ou, a maior parte das vezes, nem por isso, considero de uma falta de educação continuar-se a ver pessoas a mandar lixo para o chão (mesmo quando há um caixote a 10 passos de distância), deixar a água a correr indeterminadamente sem ter noção dos litros de água desnecessária que se está a gastar, continuem a haver pessoas a incendiarem propositadamente florestas por motivos meramente económicos, e pior de tudo, a falta de conhecimento da importância da biodiversidade (a sua importância no ciclo do ar e da água, na reciclagem dos nutrientes, na descoberta de produtos para o tratamento de diferentes doenças, como fonte de alimento e no uso para recreio).
Mas o que mais me entristece nisto tudo é haver pessoas da minha idade, com a mesma formação que eu, que simplesmente ignoram estes problemas, estão completamente "cegos".
E o pior cego é aquele que não quer ver.
Isto não é só por nós... é pelos nossos filhos, pelos nossos netos, pelo futuro e pela continuidade da nossa espécie, de todas as espécies, pela sobrevivência do Planeta Terra... dá vontade de reconstruir a ideia da "Arca de Noé" para nos protegermos dum tragico fim.
Está nas nossas mãos fazer a diferença e cabe a cada um de nós alertar-nos uns aos outros... a sensibilização parte por aí...

Para quem quiser saber mais alguma coisa sobre este assunto deixo uns links bastante interessantes onde podem aprofundar estes assuntos e outros em maior pormenor.

http://www.naturlink.pt/
http://www.ideiasambientais.com.pt/
http://geolistica.com.sapo.pt/

3 comentários:

zmsantos disse...

Tens toda a razão, e sabes o que me preocupa? É que seja preciso pessoas da tua geração a sensibilizar os mais velhos (como eu) para as questões ambientais. Mas isso tambem é um sinal de esperança no futuro.

Beijinho

A CONCORRÊNCIA disse...

"Cuidar da Terra é o Futuro do Presente e o Presente do Futuro!"
Malu Schneider

"A terra possui recursos suficientes para prover às necessidades de todos, mas não à avidez de alguns."
Mahatma Gandhi

É urgente a consciencialização de todos nós.

Beijos

Leticia Gabian disse...

O planeta precisa de muita atenção e cuidados. Há destemperos climáticos, desgelos e calor exacerbado, seca em demasia ou enchentes devastadoras e por aí vai...
São todos sinais de que o planeta está ficando cada dia mais doente... E nós, junto com ele!

É muito bom saber de jovens com este tipo de consciência.

Seja bem vinda à blogosfera!
Teu blog está muito lindinho!

Beijinhos!