terça-feira, 15 de setembro de 2009

Uma canção de embalar...


Um e dois e três
Era uma vez
Um soldadinho
De chumbo não era
Como era
O soldadinho

Um menino lindo
Que nasceu
Num roseiral
O menino lindo
Não nasceu
P'ra fazer mal
Menino cresceu
Já vai à escola
De sacola
Um e dois e três
Já sabe ler
Sabe contar

Menino cresceu
Já aprendeu
A trabalhar
Vai gado guardar
Já vai lavrar
E semear
Menino cresceu
Mas não colheu
De semear
Os senhores da terra
O mandam p'ra guerra
Morrer ou Matar

Os senhores da guerra
Não matam
Mandam matar
Os senhores da guerra
Não morrem
Mandam morrer
A guerra é p'ra quem
Nunca aprendeu
A semear
É p'ra quem só quer
Mandar matar
Para Roubar
Dancemos meninos
A roda
No roseiral
Que os meninos lindos
Não nascem
P'ra fazer mal

Soldadinho lindo
Era o rei
Da nossa terra
Fugiu para França
P'ra não ir
Morrer na guerra

Soldadinho lindo
Era o rei
Da nossa terra
Fugiu para França
P'ra não ir
Matar na guerra
José Mário Branco

Esta era a música que a minha mãe me cantava para eu adormecer, ainda tenho lembranças da voz dela a cantar-ma. Por acaso, descobri há muito pouco tempo que é do José Mário Branco... coincidências...
Será com toda a certeza uma das canções cantarei aos meus filhos para os embalar.

2 comentários:

A CONCORRÊNCIA disse...

Coincidências ou talvez não ... pena é não ter ainda conseguido encontrar nenhuma versão dela à venda, nem no You tube, nem em lado nenhum.

É uma canção que apesar de falar de guerra é um apelo à paz. É uma canção que vos ensinou um pouco do que era não ter liberdade, num tempo em que finalmente a liberdade já tinha sido conquistada e fazia parte da vida de todos nós.

Beijos grandes Filhota

P.S. e a minha dedicatória da fita de fim de curso do Nuno é uma adaptação da letra dela aquele momento especial, tal o significado que ela tem para nós ...

Maria disse...

Eu cantava a canção de embalar, do Zeca...

Beijos