sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Inteligência e Audácia... é desta publicidade que eu gosto!


Alemanha: anúncio contra a SIDA com Hitler a fazer sexo causa polémica

O anúncio televisivo de uma organização alemã de luta contra a sida está a provocar polémica ainda antes de ir para o ar, pois recorre à imagem de Adolf Hitler para fazer passar a mensagem de que a doença "é um assassino em massa". A campanha televisiva da Regenbogen mostra um casal a ter relações sexuais tórridas até que a dado momento a câmara revela que o homem é um sósia do ditador nazi.

Além do vídeo com Hitler, a Regenbogen preparou anúncios de imprensa em que aparecem mulheres a fazer sexo com Estaline ou Saddam Hussein, apresentados como responsáveis pela morte de milhões.

Várias organizações que apoiam seropositivos sublinharam que a campanha poderá levar a que a opinião pública identifique quem sofre de sida com Hitler e os restantes ditadores, reforçando preconceitos já existentes.


“Queriamos dar ao vírus uma cara e essa cara não pode ser bonita. E é por isso que escolhemos Adolf Hitler, Estaline e Saddam Hussein”.

Claro que: Já não é possível ver o polémico anuncio da luta contra o SIDA (vídeo) no Youtube.

O Youtube proibiu retirou agora o vídeo uma vez que este "violava o regulamento" do famoso site, refere a empresa.

Várias vozes se levantaram contra o anuncio, nomeadamente familiares e representantes das vítimas do Holocausto. Se por um lado os responsáveis da campanha justificavam-na com o facto de quererem dar uma cara feia ao vírus do SIDA, do lado dos críticos é referido que é uma ofensa para os que perderam a vida devido ao regime do ditador. Para eles, enquanto as pessoas se podem proteger do VIH, as vítimas mortais do holocausto não podiam evitar o poder de Hitler.

2 comentários:

A CONCORRÊNCIA disse...

É no conseguir abalar consciências e na capacidade de lembrar o que nunca deverá ser esquecido, que está o virtuosismo de algumas campanhas publicitárias ...

Beijufas !!!

Leticia Gabian disse...

Não podiam ter escolhido caras tão próprias....Mas, ainda faltou o Bush!

Beijocas