terça-feira, 26 de maio de 2009

Gota d' Água


O musical "Gota d'Água", escrito por Chico Buarque e Paulo Pontes em 1975 e que adapta a tragédia "Medeia", de Eurípides, à realidade brasileira.


A acção decorre numa área residencial chamada Vila do Meio-Dia, localizada nos subúrbios de uma grande cidade brasileira.


Aí mora Joana (Izabella Bicalho), uma mulher corajosa que fica destroçada quando o marido, Jasão (Armando Babaioff), a troca por uma mulher mais jovem e rica, filha de Creonte (Cláudio Lins).

Jasão mora, agora, na casa de Creonte, seu novo sogro, com a jovem Alma e desfruta do grande êxito do seu samba "Gota d'Água", que passa em todas as rádios da cidade.


Apesar de situado no Brasil dos anos 70, época de censura federal e repressão ideológica, e de trazer uma mensagem de consciência política à sociedade brasileira, o texto mantém a sua actualidade, através da força poética dos diálogos rimados, que resgataram o valor da palavra e expressam uma dura crítica social.


Originalmente estreado em 1975, com Bibi Ferreira como protagonista, "Gota d'Água" é agora apresentado numa montagem que traz uma visão contemporânea do clássico de Chico Buarque e Paulo Pontes, com novos arranjos musicais para canções como "O que será (à flor da pele)", "Partido Alto", "Gota d'Água", "Comadre Joana", "Vila do Meio-Dia" e "Paó".


A actriz Izabella Bicalho, que ganhou vários prémios pelo seu desempenho neste musical, é também a produtora responsável pela montagem deste espectáculo, cuja estreia ocorreu em Outubro de 2007 no Rio de Janeiro e que foi aclamado pela crítica e pelo público.



Foi simplesmente um espectáculo maravilhoso com um elenco de luxo, um texto magnífico, músicas de arrepiar, vozes surpreendentes, interpretações arrasadoras e uma produção fantástica. Valeu muito a pena!



A mensagem que passou:


"E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água..."


Ps. Obrigada à Andreia e ao Chico, amei!

2 comentários:

Mukanda disse...

Oh Joana, fiquei tão tristinha por não ter ido!
Acabei de saber que prorrogaram o prazo do IRS ... Opá, ninguém merece! Lol
Ainda bem que gostaram.
Haverá mais... :)
Um beijinho grande para ti.
Andreia Vilarinho Flórido

Rogério Charraz disse...

Uma interpretação fantástica de uma obra notável!

Dei por mim, várias vezes, de boca aberta, espantado com a dinâmica dos diálogos, a voz dos cantores, a beleza da simplicidade da encenação (o jogo das escadas é muito bem feito!), a competência dos arranjos...

Brilhante!